Torta de maçã
No sábado, eu e marido planejamos fazer um piquenique. A previsão do tempo fazia juras de dia lindo, e a gente merecia sair do casulo. Era a chance perfeita pra estrear a lancheira da Laurina, que merece post exclusivo. Comentei com ela e olha a resposta:
"Faz torta de maçã pra levar! Esta receita é da minha bisavó Mimi Moro. Ela foi uma grande culinarista aqui do Sul, a pioneira nas aulas de culinária pela TV, na extinta TV Piratini. Ela era italiana, ensinou minha vó e eu aprendi com ela. Os livros dela eram presentes em chás de cozinha, e muitas mulheres conversam comigo, dizendo que usam os livros da Mimi, e que aprenderam a cozinhar nas aulas dela (ela tinha cursos de culinária para noivas!). Esta receita é facílima, depois me diz se o pessoal gostou!" Laura.
O André acabou modificando a receita, e caramelizando a maçã, ao invés de colocá-la crua direto no forno. Mas olha, ficou um espetáculo. O piquenique? Amanhã eu conto.
Torta de maçã caramelizada (inspirada na torta da Mimi Moro)
Massa:
. 300 gr de farinha de trigo
. 200 gr de manteiga
. 100 gr de açúcar
. 1 ovo
. 1 colher de sopa de fermento químico
Preparo:
Esfarele todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa (ou bater em um processador). Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio. Forre uma fôrma de tamanho médio até as bordas. Essa receita de massa rende 2 fôrmas.
Recheio:
. 8 maçãs Fuji ou gala
. Sumo de 1 limão
. 50 g de açúcar
. 30g manteiga sem sal
. Canela q.b.
Preparo:
. Descascar e cortar cada maçã em 12 gomos. Acrescentar o sumo de ½ limão e a canela.
. Colocar o açúcar e a manteiga em uma frigideira, espremer o sumo de ½ limão. Quando o açúcar derreter, acrescentar as fatias de maçã e cozinhar até que fiquem com uma cor dourada e sem água no fundo da frigideira.
. Deixe a maçã esfriar e disponha sobre a massa. Leve ao forno baixo até a massa dourar.
. Sirva com creme fresco batido, sorvete de creme ou creme inglês.
Torta de maçã
Reviewed by vivianne pontes
on
20:19
Rating:
Nenhum comentário: